Missão

Missão

Vivemos em ambientes marcados pelo digital. Os mais novos nunca conheceram outro. Educar nesse ambiente com oportunidades e riscos para seu bem-estar físico, emocional e social é um desafio que pode beneficiar de conhecimento e de troca de experiências e recursos.

Da iniciativa de investigadores e comunicadores de ciência, a plataforma Crianças e Adolescentes Online (CriA.On), visa incentivar o diálogo com famílias, profissionais de educação e todos os que acompanham crianças e famílias nas suas áreas de atuação. Também estimula crianças, adolescentes e jovens, na construção conjunta de recursos e na sua participação.

Falando em português, a plataforma divulga conteúdos e recursos sobretudo nessa língua, organizados por temas, por grupos de idade e por interesses.

Um foco: direitos digitais

Destacamos o direito das crianças, adolescentes e jovens a navegarem em segurança no ambiente digital e a aproveitarem as oportunidades que este oferece.

Estamos em linha com o Comentário Geral nº 25, das Nações Unidas, que atualizou a Convenção sobre os Direitos da Criança para o contexto digital em fevereiro de 2021.

Seguimos a estratégia do Conselho da Europa para os direitos da Criança (2021-2026) e da União Europeia para uma Melhor Internet para Crianças.

Sintonizamo-nos com os propósitos da Estratégia Nacional para os Direitos da Criança (2025-2035), que, no domínio do digital, visa promover a literacia digital de crianças e jovens, a sua segurança e uso responsável de tecnologias digitais, bem como o acesso a serviços públicos digitais. Esta estratégia inclui ainda o objetivo de assegurar a utilização da inteligência artificial de forma responsável, para o que será necessária uma literacia que tenha em conta todas as dimensões deste novo patamar tecnológico.

Ligação institucional

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Instituto de Comunicação (ICNOVA) apoiam esta plataforma de divulgação de conhecimento e ligação à sociedade.

Responsabilidade e ética da informação

Somos um espaço aberto à colaboração e à co-construção de conhecimento e de recursos, na perspetiva dos direitos digitais. Os comentário sobre notícias, estudos e outros conteúdos informativos, organizado por temas e por grupos etários, são da responsabilidade dos seus autores e devem considerar o Guia de Estilo.

O uso não atribuído do trabalho de outras pessoas é inaceitável e prejudicial. A responsabilidade por qualquer plágio será do autor.

Todos os contributos são publicados sob uma licença Creative Commons. Podem ser usados por outros blogs e publicações, sem edição de conteúdo e com atribuição.

A NOVA FCSH assegura a proteção de dados digitais, enquanto entidade encarregue de proteção de dados.

Organização

Recursos – Propostas de atividade, organizadas por temas e faixas etárias.

Jornal – Comentário sobre notícias, estudos e outros conteúdos informativos, organizado por temas e por grupos etários. Os contributos são da responsabilidade dos seus autores e devem considerar o Guia de Estilo.

Biblioteca – Fontes bibliográficas referidas nas secções anteriores.