66 Recursos no repositório.
Link Anexo
Fake It To Make It
Centro de Internet Segura
Fake It To Make It é um jogo que simula a criação e distribuição de notícias falsas, permitindo que os jogadores experienciem o impacto da desinformação, como esta é criada e difundida. Disponível em português.
Operação: Glossário Digital
CICS.NOVA
Este é o primeiro de uma série de três recursos sobre literacia dos "big data". Um Glossário Digital onde se testam conhecimentos sobre o mundo digital e como funciona.
Mãe, posso usar o teu telemóvel?
Centro Internet Segura
Porque hoje há telemóveis em todo o lado, sugestões para os pais lidarem com os ecrãs nas mãos de crianças mais novas: gestão de tempo, privacidade, segurança, limites de idade, aplicações recomendadas...
Data Defenders
Yo Media: Youngsters' Media Literacy in Times of Crisis
No Data Defenders, os jogadores enfrentam um ataque cibernético global. Para acabar com o caos e a desinformação, devem construir defesas, aprimorar competências e alertar para a literacia mediática. Disponível em português e noutras línguas.
Operação: Peritagem
Young and Resilient Research Centre, Austrália
O que é preciso para usar bem a internet? Que competências podem aprender com adultos? Que competências podem ensinar a um adulto? As três Missões desta Operação ajudam o participante a refletir sobre competências digitais.
Jovens, saúde mental e competências digitais
Projeto europeu ySKILLS
O que os jovens dizem aos profissionais de saúde sobre os seus desafios e experiências digitais? Neste recurso online, jovens em acompanhamento psicológico falam do que gostariam que os profissionais de saúde soubessem. Traduzido e adaptado para português.
Da Inteligência ao Artificial
Bauer Media Audio Portugal
Podcast dedicado a descomplicar temáticas e palavras-chave complexas da Inteligência Artificial. O que é um algoritmo? O que é a aprendizagem automática? Estas são algumas das questões respondidas pelo investigador Paulo Nuno Vicente.
Regulamento dos Serviços Digitais (síntese)
União Europeia
Legislação que estabelece regras, para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores. Versão dirigida a crianças e jovens.
Educação para os media em prática
Universidade de Coimbra (coordenação de Armanda Matos)
Livro com atividades para promover a literacia digital e mediática de crianças e jovens. Inclui introdução ao projeto de investigação COMEDIG e dez módulos de atividades sobre variados temas da educação para os media.
D.I.C.A.S
Instituto de Apoio à Criança
D.I.C.A.S (Diverte-te na Internet com Cuidado, Atitude e Segurança) são vídeos para refletir sobre comportamentos online. Desenvolvido no âmbito do Projeto “Gerações Online” do Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
Literacia mediática para combater a desinformação
Projeto europeu OMEDIALITERACY
Infografia com recomendações, baseadas em estudos, para ações de literacia mediática. Apresenta, também, uma síntese de políticas e ações europeias e nacionais de combate à desinformação.
Literacias digitais de adolescentes portugueses
Projeto europeu ySKILLS
Este relatório apresenta como evoluem as literacias digitais de adolescentes portugueses - enquanto conjunto de conhecimentos e competências - e que influências podem ter nos seus níveis de bem-estar.