55 Recursos no repositório.
Link Anexo
Literacias digitais de adolescentes portugueses
Projeto europeu ySKILLS
Este relatório apresenta como evoluem as literacias digitais de adolescentes portugueses - enquanto conjunto de conhecimentos e competências - e que influências podem ter nos seus níveis de bem-estar.
ZigZaga na Net. Navegar a Cores
Centro Internet Segura e SeguraNet
Livro para colorir onde os mais novos aprendem boas práticas de navegação no mundo digital. Neste livro são desafiados a fazer perguntas e a procurar respostas sobre as regras de segurança quando usam a tecnologia.
Aplicações Suportadas por IA
SeguraNet
Folheto informativo para pais e educadores com recomendações para uma utilização adequada das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa, em contexto educativo.
Kit de Educação ySKILLS
Projeto europeu ySKILLS
Este kit explora competências digitais em dois módulos "Avaliar" e "Executar". Cada um oferece atividades autónomas que podem ser realizadas na escola e em contextos informais.
IA explicada por miúdos
Rede de Bibliotecas Escolares
Atividade para apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta.
Direitos da criança no mundo digital
Projeto europeu ySKILLS
Animação sobre os direitos da criança no mundo digital. O que os criadores têm de considerar quando concebem produtos e sítios web para crianças? Como podemos ajudar as crianças a navegar no mundo digital? Estas são algumas das questões abordadas.
O Dinossauro Tozé-Rex
Universidade de Aveiro
“O Dinossauro Tozé-Rex” combina uma história de uma amizade improvável e a construção de um dinossauro eletrónico. Com cartão, papel, luz, som e sensores e conceitos de eletrónica será possível dar vida a um dinossauro interativo que ri e pisca os olhos luminosos.
Eu domino o jogo?
Rede de Bibliotecas Escolares
“Eu domino o jogo? Ou é o jogo que me domina?” é o mote desta atividade que permite uma reflexão sobre os hábitos dos jogadores, as características e as estratégias dos videojogos.
O uso de videojogos educativos na sala de aula
European Schoolnet
Um manual que fornece informações práticas para quem pondera usar os videojogos para ensinar, motivar e envolver os alunos. Compreender como integrar os jogos, seus benefícios e como são usados dentro e fora da sala de aula, são alguns dos temas incluídos.
Tu e a internet
Procuradoria-Geral da República; Gabinete de Cibercrime; Gabinete da Família, da Criança e do Jovem
Uma brochura atualizada para que crianças e jovens vítimas de atividades criminosas praticadas online saibam como reagir, com quem contactar e como estabelecer esse contacto.
Saúde mental e competências digitais
Projeto europeu ySKILLS
O que dizem jovens com problemas de saúde mental sobre a internet e a necessidade de competências digitais? Este recurso online apresenta a sua experiência, que pode ajudar outros jovens e até profissionais que os acompanham. Traduzido para português.
Em busca do bem-estar digital
Contente, SaferNet Brasil e Vita Alere
Desafios, em português do Brasil, para refletir e melhorar o bem-estar digital. A minha internet; consumo e conteúdo; comparação; criação; tempo são alguns dos temas propostos. Cada desafio retrata hábitos digitais que podem ser promovidos ou abandonados.