Jovens e pesquisa de informação: entre perceções e práticas

Avatar photo

Susana Batista

Apesar de os jovens portugueses terem bastante confiança nas suas competências de navegação e informação, importa escrutiná-las, cruzando formas diferentes de medir o que sabem fazer, comparando as suas respostas com as suas práticas. É o que estamos a fazer no projeto europeu ySKILLS, onde Portugal participa.

Neste projeto, a navegação e a pesquisa de informação é um dos quatro domínios de competências, juntamente com as técnicas e operacionais, as de comunicação e interação, e as de criação e disseminação de conteúdo. Todos estes domínios são aferidos tanto no fazer (por exemplo, “sei usar funções avançadas de pesquisa”) como numa vertente crítica (por exemplo, “sei verificar se a informação que encontro online é verdadeira).

Medindo competências

Para a aferição das competências nesses domínios, o projeto ySKILLS combina a análise de:

  • Respostas a um questionário longitudinal, em que os mesmos jovens respondem às mesmas questões em três momentos (2021, 2022 e 2023). Estão envolvidos cerca de mil estudantes do concelho de Cascais. Em 2021, o questionário abrangeu sete escolas, com turmas do 8º ao 10º ano de escolaridade e continha, sobre as competências:
    • Perguntas de autorreporte, em que os jovens se posicionam numa escala de 1 a 5 – onde 1 significa não é verdade e 5 é mesmo verdade – relativamente a afirmações sobre o que sabem fazer na internet.
    • Perguntas de conhecimento, em que devem responder se determinadas afirmações são verdadeiras ou falsas.
  • Dados de testes de desempenho, em que os jovens são desafiados a completar tarefas, observando-se as suas competências na prática. Estas tarefas foram pré-testadas com 49 estudantes, dos mesmos anos de escolaridade, do concelho de Castelo Branco, no final de 2020.

Das respostas às práticas

Nas respostas ao questionário, os estudantes tendem a revelar mais dificuldades nas competências relacionadas com a procura e análise de informação, por comparação aos outros domínios.

Ainda assim, as suas declarações são bastante otimistas. Mais de dois terços afirma dominar a pesquisa em sites e a escolha de palavras-chave. Mais de metade diz possuir competências críticas de avaliação de informação. Contudo, são menos de metade os que declaram saber usar funções avançadas de pesquisa.

Fonte: ySKILLS Portugal (N=1017

Nesta primeira aplicação do questionário ySKILLS, menos de metade conhecia as dinâmicas de funcionamento dos algoritmos das redes sociais, especificamente sobre frases relativas à pesquisa online.

Percentagem de respostas certas em itens de conhecimento

O que aparece em primeiro lugar nas pesquisas é sempre a melhor fonte de informação: 39%Todos recebem a mesma informação quando fazem pesquisas online: 47%

Tarefas de desempenho

As três tarefas dos testes de desempenho sobre competências de navegação e informação estavam relacionadas com temas próximos dos seus interesses, como a plataforma Netflix ou os dinossauros. Para cada tarefa existia apenas uma resposta correta. Os procedimentos de pesquisa ficavam registados informaticamente, permitindo a análise das tentativas realizadas até os 49 participantes encontrarem a resposta.

Tarefa 1: A Netflix é um serviço de streaming muito popular que permite ver uma grande variedade de programas de televisão, filmes, documentários e muito mais. Por favor, abre uma nova janela e usa um motor de pesquisa como o Google, Internet Explorer ou Bing para encontrares o nome de quem fundou a plataforma de streaming. Os fundadores da Netflix são…
46 respostas corretas
Tarefa 2: Em 2018, a Netflix lançou o seu primeiro filme interativo. Abre uma nova janela e usa um motor de pesquisa como o Google ou Bing para encontrares o nome do filme.  Desta vez só tens de procurar notícias de 2018.  O nome deste filme é…
36 respostas corretas
Tarefa 3: Um filme popular na Netflix é o Parque Jurássico. Na realidade, os dinossauros viveram na era Mesozóica. Esta era inclui três períodos. Usa um motor de pesquisa como o Google ou Bing para encontrares os nomes dos três períodos. Os nomes dos três períodos são…
38 respostas corretas
Fonte: ySKILLS Portugal

Embora a maioria dos 49 estudantes tenha chegado à resposta certa, a análise ao processo de pesquisa permitiu detetar:

  • Uma reduzida definição de termos de pesquisa e preferência por uma repetição da expressão da pergunta (ex: Quem fundou/ criou a netflix / Quem fundou a plataforma streaming Netflix?)
  • Dificuldades na interpretação da pergunta (ex: períodos jurássico / Quais os nomes dos três período do Parque Jurassico)
  • A residual avaliação da informação encontrada, por exemplo através do confronto com a informação noutro site
  • A diminuta utilização de filtros de pesquisa

Nativos ou super confiantes digitais?

Uma grande confiança nas competências digitais em geral por parte de crianças e jovens portugueses foi também encontrada noutros questionários europeus (de 2010, 2014 e 2018) quando comparados os seus resultados com os de outros países.

Contudo, estes resultados cruzados mostram dissonância entre práticas efetivas e o que dizem saber fazer. Por isso, importa ir para além do que dizem, para explorar o que sabem e como fazem.

O uso das tecnologias faz parte da cultura e do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas não se nasce digital. Em particular, a escola tem um importante papel na capacitação para competências como a pesquisa crítica de informação.

Referência:

Batista, S.; Ponte, C.; Gonçalves, E. (2021). O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação. Em G. Rocha, R. Gonçalves & P. Medeiros (Org.). Juventude(s). Movimento Globais e Desafios Futuros (pp.75-98). V. N. Famalicão, Húmus. http://hdl.handle.net/10400.3/6326

Sobre a Autora

Avatar photo

Susana Batista

Professora Auxiliar - NOVA FCSH. CICS.NOVA

Além de investigar e intervir na educação e formação de professores, tem explorado as competências digitais de jovens, a mediação parental e a cidadania digital.