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Susana Batista
5 de Setembro, 2022
Apesar de os jovens portugueses terem bastante confiança nas suas competências de navegação e informação, importa escrutiná-las, cruzando formas diferentes de medir o que sabem fazer, comparando as suas respostas com as suas práticas. É o que estamos a fazer no projeto europeu ySKILLS, onde Portugal participa.
Neste projeto, a navegação e a pesquisa de informação é um dos quatro domínios de competências, juntamente com as técnicas e operacionais, as de comunicação e interação, e as de criação e disseminação de conteúdo. Todos estes domínios são aferidos tanto no fazer (por exemplo, “sei usar funções avançadas de pesquisa”) como numa vertente crítica (por exemplo, “sei verificar se a informação que encontro online é verdadeira”).
Medindo competências
Para a aferição das competências nesses domínios, o projeto ySKILLS combina a análise de:
- Respostas a um questionário longitudinal, em que os mesmos jovens respondem às mesmas questões em três momentos (2021, 2022 e 2023). Estão envolvidos cerca de mil estudantes do concelho de Cascais. Em 2021, o questionário abrangeu sete escolas, com turmas do 8º ao 10º ano de escolaridade e continha, sobre as competências:
- Perguntas de autorreporte, em que os jovens se posicionam numa escala de 1 a 5 – onde 1 significa não é verdade e 5 é mesmo verdade – relativamente a afirmações sobre o que sabem fazer na internet.
- Perguntas de conhecimento, em que devem responder se determinadas afirmações são verdadeiras ou falsas.
- Dados de testes de desempenho, em que os jovens são desafiados a completar tarefas, observando-se as suas competências na prática. Estas tarefas foram pré-testadas com 49 estudantes, dos mesmos anos de escolaridade, do concelho de Castelo Branco, no final de 2020.
Das respostas às práticas
Nas respostas ao questionário, os estudantes tendem a revelar mais dificuldades nas competências relacionadas com a procura e análise de informação, por comparação aos outros domínios.
Ainda assim, as suas declarações são bastante otimistas. Mais de dois terços afirma dominar a pesquisa em sites e a escolha de palavras-chave. Mais de metade diz possuir competências críticas de avaliação de informação. Contudo, são menos de metade os que declaram saber usar funções avançadas de pesquisa.
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Nesta primeira aplicação do questionário ySKILLS, menos de metade conhecia as dinâmicas de funcionamento dos algoritmos das redes sociais, especificamente sobre frases relativas à pesquisa online.
Percentagem de respostas certas em itens de conhecimento
O que aparece em primeiro lugar nas pesquisas é sempre a melhor fonte de informação: 39% | Todos recebem a mesma informação quando fazem pesquisas online: 47% |
Tarefas de desempenho
As três tarefas dos testes de desempenho sobre competências de navegação e informação estavam relacionadas com temas próximos dos seus interesses, como a plataforma Netflix ou os dinossauros. Para cada tarefa existia apenas uma resposta correta. Os procedimentos de pesquisa ficavam registados informaticamente, permitindo a análise das tentativas realizadas até os 49 participantes encontrarem a resposta.
Tarefa 1: A Netflix é um serviço de streaming muito popular que permite ver uma grande variedade de programas de televisão, filmes, documentários e muito mais. Por favor, abre uma nova janela e usa um motor de pesquisa como o Google, Internet Explorer ou Bing para encontrares o nome de quem fundou a plataforma de streaming. Os fundadores da Netflix são… 46 respostas corretas |
Tarefa 2: Em 2018, a Netflix lançou o seu primeiro filme interativo. Abre uma nova janela e usa um motor de pesquisa como o Google ou Bing para encontrares o nome do filme. Desta vez só tens de procurar notícias de 2018. O nome deste filme é… 36 respostas corretas |
Tarefa 3: Um filme popular na Netflix é o Parque Jurássico. Na realidade, os dinossauros viveram na era Mesozóica. Esta era inclui três períodos. Usa um motor de pesquisa como o Google ou Bing para encontrares os nomes dos três períodos. Os nomes dos três períodos são… 38 respostas corretas |
Embora a maioria dos 49 estudantes tenha chegado à resposta certa, a análise ao processo de pesquisa permitiu detetar:
- Uma reduzida definição de termos de pesquisa e preferência por uma repetição da expressão da pergunta (ex: Quem fundou/ criou a netflix / Quem fundou a plataforma streaming Netflix?)
- Dificuldades na interpretação da pergunta (ex: períodos jurássico / Quais os nomes dos três período do Parque Jurassico)
- A residual avaliação da informação encontrada, por exemplo através do confronto com a informação noutro site
- A diminuta utilização de filtros de pesquisa
Nativos ou super confiantes digitais?
Uma grande confiança nas competências digitais em geral por parte de crianças e jovens portugueses foi também encontrada noutros questionários europeus (de 2010, 2014 e 2018) quando comparados os seus resultados com os de outros países.
Contudo, estes resultados cruzados mostram dissonância entre práticas efetivas e o que dizem saber fazer. Por isso, importa ir para além do que dizem, para explorar o que sabem e como fazem.
O uso das tecnologias faz parte da cultura e do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas não se nasce digital. Em particular, a escola tem um importante papel na capacitação para competências como a pesquisa crítica de informação.
Referência:
Batista, S.; Ponte, C.; Gonçalves, E. (2021). O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação. Em G. Rocha, R. Gonçalves & P. Medeiros (Org.). Juventude(s). Movimento Globais e Desafios Futuros (pp.75-98). V. N. Famalicão, Húmus. http://hdl.handle.net/10400.3/6326
Sobre a Autora
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Além de investigar e intervir na educação e formação de professores, tem explorado as competências digitais de jovens, a mediação parental e a cidadania digital.
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