Maria João Leote de Carvalho
21 de Junho, 2024
Hoje, crianças e adolescentes estão a usar cada vez mais dispositivos e plataformas suportadas pela Inteligência Artificial. Conheça o que é, como funciona, onde se encontra e como pode afetar a vida das crianças. Fique também a par de recomendações da UNICEF para políticas que favoreçam oportunidades e que evitem os seus riscos.
O que é a Inteligência Artificial e como funciona?
É a capacidade de sistemas técnicos, como computadores e máquinas, para simular competências idênticas às que as pessoas usam na execução de várias tarefas. Por exemplo, competências de tomada de decisão, de resolução de problemas, de planeamento ou de aprendizagem.
Os algoritmos, isto é, as sequências de instruções ou operações realizadas pelos meios digitais para alcançar um objetivo, desempenham um papel central no funcionamento da Inteligência Artificial.
Para responder ao que lhe é pedido pelas pessoas, por exemplo:
- escrever um texto
- analisar uma imagem
- identificar uma questão
- analisar dados
- resolver um problema
- reconhecer a voz, etc.
A Inteligência Artificial depende de sistemas complexos de instruções e de informações em larga escala, que envolvem enormes quantidades de dados (big data), previamente fornecidos ou recolhidos pelos meios digitais no momento, por imagem, som, texto ou outra fonte.
Através da experiência de repetição de processos, de padrões estatísticos e de análise autónoma dos mesmos, os sistemas de IA conseguem, até um certo ponto, ajustar e adaptar as suas capacidades de resposta às mudanças e aos objetivos colocados.
Onde se encontra?
A Inteligência Artificial pode estar incorporada em:
- Software (i.e., programas e aplicações para análise e/ou geração de imagens, som e texto, assistentes virtuais, motores de busca na Internet, sistemas de reconhecimento facial e de voz, jogos, programas educativos, plataformas de compras e vendas, publicidade, etc.).
- Equipamentos e máquinas (i.e., câmaras de videovigilância, dispositivos e brinquedos ligados à Internet das Coisas, drones, robôs, etc.).
Como mostra a imagem abaixo, as potencialidades e oportunidades da Inteligência Artificial fazem parte do quotidiano das famílias, mesmo que muitas vezes não se dê conta da sua presença.
Fonte: Parlamento Europeu
De que modos a Inteligência Artificial afeta a vida das crianças?
Os sistemas de Inteligência Artificial moldam a vida quotidiana das crianças de duas maneiras:
- De modo direto através das atividades que as crianças realizam em meios digitais, dos ecrãs portáteis a uma diversidade de brinquedos inteligentes.
- De modo indireto, pelas decisões que esses sistemas tomam sobre as crianças e as suas famílias nos mais diversos campos (por exemplo, saúde, ação social, economia, segurança, educação, etc.).
Aplicações e dispositivos suportados por Inteligência Artificial são já uma realidade nas escolas, mas as suas capacidades estão ainda longe de ser exploradas por estudantes, professores e outros membros da comunidade educativa, como se refere neste podcast da Iniciativa Educação. Por outro lado, também nesse contexto, existem riscos resultantes de uma contínua monitorização do comportamento escolar ou de dados sensíveis dos alunos, como se aponta neste artigo.
De um uso inadequado da Inteligência Artificial por governos e empresas junto das crianças, podem surgir vários riscos. Por exemplo:
- discriminação ou exclusão automatizada de crianças em determinadas oportunidades devido a informação enviesada nos dados na IA;
- violação dos dados pessoais e da proteção dos direitos da criança;
- limitações na análise preditiva de Inteligência Artificial, com a criação de perfis;
- reforço das desigualdades entre crianças no acesso a tecnologias.
Recomendações da UNICEF sobre Inteligência Artificial para as crianças
Em 2021, num processo que contou com uma auscultação a crianças, a UNICEF lançou nove recomendações para a definição de políticas públicas para IA para as crianças que interessa conhecer:
- A Inteligência Artificial deve usada para apoiar o desenvolvimento e o bem-estar das crianças
Deixar a Inteligência Artificial ajudar a desenvolver todo o meu potencial. (na perspetiva da criança)
- Assegurar a inclusão de todas e para todas as crianças
Incluir-me a mim e às pessoas ao meu redor.
- Dar prioridade à equidade e à não discriminação das crianças
A Inteligência Artificial deve ser para todos nós.
- Proteger os dados e a privacidade das crianças
Os meus dados e a minha privacidade devem estar protegidos na Inteligência Artificial.
- Garantir a segurança das crianças
Preciso estar seguro no mundo da Inteligência Artificial.
- Fornecer transparência, explicabilidade e responsabilidade às crianças
Preciso que me digam como é que a Inteligência Artificial me afeta e quem é responsável por isso.
- Capacitar governos e empresas que usam IA sobre os direitos das crianças
Todos devem conhecer os meus direitos e devem defendê-los.
- Preparar as crianças para o desenvolvimento presente e futuro da Inteligência Artificial
Se eu estiver bem preparado agora, posso contribuir para uma Inteligência Artificial responsável no futuro.
- Criar um ambiente propício
É preciso que todos ajudem a tornar possível uma Inteligência Artificial centrada em nós.”
Se as potencialidades do uso da Inteligência Artificial para as crianças são inúmeras, os riscos do seu uso indevido são também reais. Por isso importa que entidades públicas e empresas assegurem o cumprimento destas recomendações.
Nota
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do CEEC Individual – 10.54499/2021.00384.CEECIND/CP1657/CT0022.
Sobre a Autora
Tem desenvolvido investigação participativa com crianças para entender como essas podem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação de cariz sócio-técnico.
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