O que podemos ensinar às crianças sobre jornalismo?

Avatar photo

Ioli Campos

No 1º ciclo do ensino básico, os professores já costumam abordar o texto da notícia e a entrevista. Contudo, as crianças do 1º ciclo, e até antes, estão preparadas e recetivas para aprender mais conceitos sobre o jornalismo, nomeadamente questões complexas sobre ética e verdade.

Nas escolas, já se costuma trabalhar o texto jornalístico no 1º ciclo, mas muitos outros conceitos ao nível da ética ou da história do jornalismo são negligenciados. Existem várias razões para os professores não abordarem mais temas acerca do jornalismo: não fazem parte do programa, sentem-se mal preparados para o fazer, têm falta de tempo e recursos e têm dificuldade em lidar com questões que envolvem tópicos carregados de ideologia e em constante mudança.

Contudo, num contexto de hiperconectividade, em que a desinformação facilmente se torna viral e em que as crianças têm um smartphone cada vez mais cedo, perceber o que é o jornalismo e distingui-lo de outras formas de comunicação pode ser importante. Para além disso, os pais costumam ver, ouvir e falar sobre as notícias à frente dos seus filhos. Por isso, as crianças, mesmo as mais novas, podem beneficiar de pequenas doses de literacia mediática que as ajudem a compreender melhor o que são e como se fazem as notícias.

Aprender sobre jornalismo desde o pré-escolar

Na Finlândia, um dos países onde a população está melhor preparada para resistir à desinformação, segundo rankings europeus, a educação mediática faz parte do currículo e começa no pré-escolar.

Aos sete anos de idade, as crianças já estão a entrar no estágio das operações concretas, de acordo com os estágios de desenvolvimento apresentados por Piaget, o que lhes confere capacidades para compreender conceitos de literacia mediática fundamentais. Uma dessas lições é a de que os media apresentam apenas uma perspetiva da realidade; outra é a diferença entre facto e opinião.

Uma análise de várias intervenções realizadas em contexto escolar, mostra que as crianças entre os sete e os dez anos já estão preparadas para debater alguns tópicos mais avançados.  Mas nessa análise destaca-se  a originalidade dos enquadramentos e das estratégias didáticas usados e especificamente desenhados para os mais novos.

Estratégias para crianças: criar notícias sobre fadas e bonecos de peluche

Numa dessas intervenções, as crianças criaram um jornal para a comunidade de fadas e feiticeiros, misturando ficção e realidade num projeto em que desenvolveram competências sobre a construção de notícias. Outro exemplo é o de um livro que usa animais de peluches para explicar como funcionam as redações, o processo de pesquisa e de seleção de informação, a diferença entre informação e opinião.  O livro começa com o urso de peluche a querer ler mais notícias locais. Então, decide dar um papel a cada animal de peluche – e assim são recrutados jornalistas, editores e fotógrafos. No fim, o livro dá várias indicações sobre como as crianças podem criar o seu próprio jornal e este é um recurso que já foi usado em sala de aula por vários professores que desenvolveram dinâmicas de teatralização de papéis. Mas há também casos onde as crianças estudaram questões mais complexas e abstratas como ética e deontologia, propaganda e liberdade de expressão.

Um dos truques para conquistar o interesse das crianças é deixá-las serem elas a escolher os temas e a produzirem as suas próprias notícias, porque tal pode ajudar a ultrapassar a ideia feita de que as notícias são aborrecidas. Outra especificidade  destes casos analisados residiu no facto de os professores terem evitado temas potencialmente traumáticos, como o terrorismo ou a guerra.

Para ajudar os professores a trazerem mais questões sobre o jornalismo para a sala de aula, existem vários livros de literatura infanto-juvenil e até jogos de computador. Infelizmente, muitos desses recursos estão em língua inglesa, mas ficam aqui algumas sugestões que podem ser aplicadas com crianças bilingues ou com apoio dos educadores.

Livros ilustrados

Gibbons (1987) Deadline! From News to newspaper.  Harper Collins.

Leedy (1990) The Furry News: How to make a newspaper. Holiday House.

Christensen (2003) The Daring Nellie Bly – America’s Star Reporter. Random House.

Videojogos

https://www.funenglishgames.com/writinggames/newspaper.html

https://harmonysquare.game/en/play

Texto inspirado em capítulo de livro intitulado “Competencies about the News for Elementary School Children” de Ioli Campos, publicado no livro “The Handbook of Media Education Research”, de 2021, editado por Divina Frau-Meigs, Sirkku Koitlainen, Pathak-Shelat, Michael Hoechsmann e Stuart Poyntz, pela editora Wiley.

Sobre a Autora

Avatar photo

Ioli Campos

Professora Auxiliar - Univ. Católica

Consultora na área dos media digitais, jornalismo e direitos humanos para organizações internacionais, como NSC Conselho da Europa, OSCE e União Europeia.