

65 Publicações encontradas.


Jovens, participação e cidadania digital

D.I.C.A.S
Instituto de Apoio à Criança
D.I.C.A.S (Diverte-te na Internet com Cuidado, Atitude e Segurança) são vídeos para refletir sobre comportamentos online. Desenvolvido no âmbito do Projeto “Gerações Online” do Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.


Literacia mediática para combater a desinformação
Projeto europeu OMEDIALITERACY
Infografia com recomendações, baseadas em estudos, para ações de literacia mediática. Apresenta, também, uma síntese de políticas e ações europeias e nacionais de combate à desinformação.


Atmospheres of connection and disconnection
CICANT

24
O On&Off realiza o evento final de apresentação de resultados com um conjunto de contributos sobre ativismo e redes sociais. Este estudo exploratório procura expandir o conhecimento no campo emergente da (des)conexão digital no contexto português, centrando-se em quatro microambientes: peregrinação, luto, parentalidade quotidiana e ativismo. O Projeto On&Off é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

BULLYING: debater sobre o modo como é retratado no cinema e em outros media
Grupo Informal sobre Literacia Mediática

22
Com o regresso à escola, regressam também alguns temas sensíveis, como é o caso do bullying. No próximo dia 22 de outubro (15h00-17h30), o auditório da Escola Secundária de Camões (Lisboa) vai transformar-se numa sala de cinema para sensibilizar sobre este tipo de violência de uma forma talvez um pouco menos habitual: a partir do visionamento do filme “Recreio” (“Un Monde” no original, 2021) propõe-se um exercício de reflexão e debate sobre o modo como o bullying é retratado pelo cinema, mas também em conteúdos de outros media (televisão, imprensa, rádio, redes sociais).

Discurso de ódio online em Portugal: Que presente e que futuro?
Projeto kNOwHATE

09
Conferência para refletir sobre o discurso de ódio online e revelar os resultados do projeto kNOwHATE (Knowing Online Hate Speech). Com a representação das principais comunidades-alvo em Portugal (Casa do Brasil de Lisboa, Associação ILGA e SOS Racismo).

Escutar as crianças e os jovens: implicações pedagógicas e metodológicas para a literacia mediática
MILOBS e bYou | Presente e futuro da literacia mediática: contributos para uma nova agenda

11
Debate sobre o significado e a importância de escutar as crianças e os jovens, apontando as suas implicações pedagógicas e metodológicas no trabalho de Literacia Mediática. Conta com intervenções de Sara Pereira (MILObs/bYou/CECS) e Daniel Brandão (bYou/CECS) e moderação de Manuel Pinto (MILObs/CECS).

Encontro Nacional de Cidadania Digital
SeguraNet

15
Com o tema “Promover o bem-estar na era digital de crianças e jovens” inclui painéis e sessões plenárias, conduzidas por especialistas nacionais e europeus, e workshops temáticos. Este encontro é dirigido à rede dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE): diretores, formadores e embaixadores digitais, e ainda às direções, professores e outros agentes educativos dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas.

II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital
Projeto Agarrados à Net | Semana do Bem-Estar Digital

06
Iniciativa que visa trazer à agenda pública nacional o debate do tema da promoção do bem-estar digital, bem como informar, sensibilizar e educar pais, educadores e comunidade em geral, sobre a prevenção e combate à violência sexual online contra crianças e uso excessivo e problemáticos dos ecrãs.