
CriA.On
27 de Março, 2025
Quando falo na rádio, ninguém sabe se sou gorda ou magra, branca ou preta, se tenho borbulhas ou óculos, se sou grande ou pequena… Eu não estou lá. É só a minha voz que está. Sou eu que falo através da minha voz. Logo sou eu que existo através da minha voz… (Locutora da Rádio Miúdos, 14 anos)
É esta magia de estar lá só com a voz que “a primeira rádio em português para miúdos” espalha desde que as suas emissões se iniciaram a 20 de Novembro de 2015.
Esta rádio online segue uma metodologia de liberdade e responsabilidade. Dá voz às ideias, gostos e desgostos de crianças e adolescentes, com uma única regra: respeito total por outros seres humanos.
Desde quando, onde e como funciona
Há uma década que a Rádio Miúdos tem permitido aos mais de 150 miúdos que já passaram pelas atividades de locutores e de produtores ultrapassar as dificuldades do julgamento a priori da comunicação interpessoal, quando o corpo está presente.
Imaginada por portugueses – profissionais da comunicação social, professores, técnicos de educação, mães e pais – e sancionada internacionalmente com nomeações para prémios – a Rádio Miúdos prepara cidadãos para uma vida ativa, desde já, em comunidade através da rádio, numa cidadania no digital e no real, que vai muito para além da rádio.
Todos os dias em direto, tem miúdos que, quer nos dois estúdios físicos, em Torres Vedras e Bombarral, quer no estúdio virtual online, falam como sabem para os seus pares, sobre os assuntos que lhes interessam e muitas vezes sem filtros. Temas como a “seca das aulas”, a saúde mental, a eutanásia ou os beyblades e roblox são abordados sem interferência dos profissionais adultos que com eles trabalham. Apenas são orientados nas técnicas específicas da comunicação oral e nos ângulos de abordagem jornalística dos assuntos.
Está em radiomiudos.pt, tem estado em centenas de escolas e impactado milhares de miúdos pelo país fora e estrangeiro. Ou não tivesse nascido a partir de um projeto financiado no concurso FAZ-IOP, Ideias de Origem Portuguesa para a Diáspora, organizado pela Fundação Gulbenkian.

Três canais, para quem?
Começou por ser uma rádio para miúdos dos 7 aos 17 anos, mas foi crescendo e diversificando as suas audiências por idades. O canal RÁDIO MIÚDOS vira-se agora sobretudo para crianças entre os 7 e os 12 anos e a ele se juntou o CANAL MIUDINHOS, para pais e crianças até aos seis anos. Em breve, vai juntar-se em breve a RÁDIO TEENS, para adolescentes.
“Aqui temos voz, aqui somos nós”
Este é um dos slogans da Rádio Miúdos. Não é uma rádio FM formal. E não é para adultos que olham para crianças e adolescentes de hoje com lentes de décadas passadas. Como diz uma locutora da Rádio Miúdos:
Os adultos ainda estão em modo século XX e é preciso que alguém lhes explique que somos miúdos do século XXI, e que eles precisam de nós. Porque temos de ter voto nas matérias que nos dizem respeito, sermos chamados a decidir sobre o que queremos e aquilo por que aspiramos.
Um espaço de competências, sociais e digitais
Na Rádio Miúdos preparamos cidadãos para uma vida ativa, desde já, em comunidade e através da rádio, cidadania no digital e no real, que vai muito para além da rádio.
Um cidadão não nasce aos 18 anos, quando é chamado a votar. O trabalho diário que se faz na Rádio Miúdos envolve pensamento crítico, a literacia digital, o fact-checking, a responsabilidade e a atenção ao outro. Proporciona a quem participa a possibilidade de ser cidadãos ativos, agora e no futuro. Dar voz aos miúdos é criar a possibilidade de um futuro com cidadãos mais avisados dos perigos que enfrentamos, sensibilizando para a consciência do que escolhemos para as nossas vidas.
É cidadania digital ensinada, na “brincadeira”, através de um meio onde o corpo não está presente e onde o ruído da imagem não tem lugar. Sem filtros. De miúdos para miúdos. Em português. Com o nicho e o luxo de poder contar com uma playlist exclusivamente de música da lusofonia.
Um lugar nas escolas e também fora delas
A Rádio Miúdos está presente numa rede de escolas, onde aplica a sua metodologia. Esta é inspirada nas várias técnicas de comunicação radiofónica e com evidências registadas em várias facetas, desde a evolução da capacidade de comunicação oral ao trabalho de equipa dos miúdos e à inclusão daqueles que, pela voz, ultrapassam limitações físicas e intelectuais.
Da presença da rádio nas escolas decorre o reconhecimento da importância de uma auto-estima coletiva. Por isso os professores são os nossos principais aliados e quantas vezes constataram surpresas na inovação de abordagem às matérias dos currículos gerada por este recurso. Como os seus alunos “brilharam”, e como muitos “brilharam pela primeira vez”.
A partir de Março/Abril a Rádio Miúdos irá fazer uma consulta, através de um questionário online a todos os miúdos do 5º ao 9º ano, sobre o que acham da participação democrática das crianças e jovens. Este é o primeiro passo para a realização de um torneio nacional, em contextos escolares e fora da escola, sobre democracia e participação dos jovens.
O torneio radiofónico vai ter lugar no ano letivo 2025/2026 e é financiado pela União Europeia, através do programa CERV-CHILD. Com o nome de KIDS IN DEMOCRACY: EMPOWERING CHILDRENS VOICES FOR CHANGE, é uma iniciativa da Rádio Miúdos com a parceria da Federação Minha Terra.