7 Dias com os Media: IA e Pensamento Crítico

Avatar photo

Fernanda Bonacho

A recente explosão de aplicações de Inteligência Artificial – Chat GPT, Gemini e outras – tem sido explorada de modo entusiástico sobretudo entre adolescentes e jovens. Debater como a Inteligência Artificial influencia conteúdos nas redes sociais e pesquisas na internet é o tema da Operação 7 Dias Com os Media 2025.

IA, Eu Penso!

Com o mote “IA, Eu Penso!”, a Operação Sete Dias com os Media organizada pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) convida a refletir sobre a presença crescente da Inteligência Artificial (IA) nas nossas vidas e a importância do pensamento crítico na era digital. Desafia a usar o discernimento necessário para lidar com as suas implicações. Adolescentes e jovens estão na primeira linha entre os utilizadores mais frequentes e, mais uma vez, podem ter aqui protagonismo.

A Operação, que decorre de 3 a 9 de maio, convida a pensar sobre conteúdos que circulam nas redes sociais, a ética na sua utilização, impactos para a sustentabilidade, desinformação ou o futuro do jornalismo e da informação perante os avanços da Inteligência Artificial. 

Como participar?

Todos os interessados terão de desenvolver uma iniciativa, individual ou em grupo, que se relacione com o universo dos media. Pode ser uma conferência, workshop ou webinar e os conteúdos podem ser texto, vídeo ou áudio. Poderão apresentar ideias e temas relacionados com a literacia mediática e os diversos tipos de media. Só têm de preencher o formulário de registo no site da Operação. Esperam-se contributos para o aprofundamento do debate em torno de dois eixos cruciais para os media: a Inteligência Artificial (IA) e o Pensamento Crítico.

Para mais informações: https://www.gilm.pt/7diascomosmedia/

A iniciativa tem contado com a participação crescente de escolas, bibliotecas escolares e universidades. Hoje, o evento procura envolver cada vez mais pessoas e ampliar a diversidade de participantes.

Todos podem participar, aceder, analisar, criar e refletir sobre o impacto da IA nas suas e nas nossas vidas!

Esta edição também se associa ao Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, promovido pelo Conselho da Europa.

Uma Operação com História

A história da Operação 7 Dias com os Media remonta a 2012, quando no GILM surgiu a ideia de promover uma iniciativa de um dia de duração que estimulasse a participação ativa da sociedade na promoção da educação para os media e da literacia mediática.

Essa Operação, Um dia com os Media, ocorreu a 3 de maio desse ano, escolhido por ser o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, das Nações Unidas.

O sucesso da primeira edição impulsionou o seu alargamento. Em 2013, passou a 7 Dias com os Media, uma semana dedicada ao aprofundamento do conhecimento sobre os media. Desde então, a iniciativa ocorre anualmente entre os dias 3 e 9 de maio e já cobriu temas como “Admirável Mundo Novo da IA: o que nos dizem os algoritmos?” ou “Liberdade de Expressão e Literacia mediática”.

Esta é uma das mais emblemáticas iniciativas do GILM que incentiva a participação da sociedade em geral na promoção ativa da educação para os media e da literacia mediática, através da partilha das suas próprias atividades e projetos. Reúne representantes de instituições, como a Associação Ponto PT, o Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção Geral de Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Rede de Bibliotecas Escolares ou a RTP, entre outras.

Sobre a Autora

Fernanda Bonacho

Professora Adjunta - Instituto Politécnico de Lisboa. ICNOVA.

As suas áreas de investigação são a literacia mediática, a comunicação e a linguagem, com trabalho e pesquisa realizados junto dos jovens.