Um Quiz sobre literacia digital de adolescentes

Avatar photo

Cristina Ponte

“Fazer este estudo foi bastante bom. Eu própria refleti bastante sobre o assunto, porque…  lá está, eu nunca tinha pensado nesta competência específica nem sabia que era uma competência digital. Fiquei a conhecer bastante sobre mim mesma.” (Estudante, 16 anos)

Saiba o que foi perguntado a mais de 2600 adolescentes europeus no estudo ySKILLS sobre literacia digital. Imagine as respostas que foram dadas e… veja se acertou.

Literacia digital: competências + conhecimentos

Neste estudo, o conceito de literacia digital incidiu sobre competências e conhecimentos em quatro domínios:

  • Tecnológico e operacional
  • Navegação e processamento de informação
  • Comunicação e interação
  • Criação e produção de conteúdo

Fonte: Smahel et al., 2023

Começando pelas competências digitais, estas podem ser de tipo funcional ou crítico.

  • Os aspetos funcionais têm a ver com conhecer funcionalidades técnicas e ser capaz de as usar.
  • Os aspetos críticos têm a ver com ser capaz de refletir sobre impactos de ações que se fazem ou se testemunham online.

Já os conhecimentos digitais apontam para ter alguma ideia sobre a lógica da internet (algoritmos, procedimentos, economia da produção digital, etc.)

Quem participou neste estudo e como?

Os mesmos adolescentes responderam às mesmas questões sobre competências e conhecimentos digitais, em 2021, 2022 e 2023. Isso permitiu ver a evolução da sua Literacia.

O questionário foi aplicado em escolas de seis países: Alemanha, Estónia, Finlândia, Itália, Polónia e Portugal.

O que foi perguntado sobre competências e conhecimentos digitais?

Nas questões sobre competências digitais (Tabela 1), era pedido a cada adolescente para assinalar se cada afirmação era ou não verdade para si: Não é verdade; é mais ou menos verdade; é bastante verdade; é mesmo verdade. No final, tinha classificado 24 itens de competências, seis de cada grupo.

Tabela 1: 24 itens sobre competências

OPERACIONAIS E TECNOLÓGICASINFORMACIO-NAIS E
DE NAVEGAÇÃO
CRIATIVAS E DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOSSOCIAIS E COMUNICA-CIONAIS
Sei adequar as definições de privacidadeSei escolher as melhores palavras-chave para pesquisas onlineSei criar conteúdos combinando diferentes recursos digitais (fotos, músicas, vídeos, gifs)De acordo com a situação, sei que meio devo usar para comunicar com alguém (telefonar, enviar mensagem Whatsapp, enviar um email, etc.)
Sei desligar a geolocalização nos dispositivos móveisSei encontrar um site que visitei antesSei editar imagens, músicas e vídeosSei quando devo desligar o som ou a câmara quando converso com alguém online
Sei proteger um dispositivo (por exemplo, com PIN, impressão digital, reconhecimento facial)Sei encontrar informação num site, qualquer que seja o seu formatoSei fazer com que muitas pessoas vejam o que publico onlineSei que imagens e informação sobre mim posso partilhar online
Sei guardar fotos, documentos, contactos e outros ficheiros na nuvemSei usar funções avançadas de procura nos motores de buscaSei editar de novo o que publiquei online depois de ver reações de outras pessoasSei quando é ou não apropriado usar emoticons (por exemplo, smileys e emojis), texto falado (por exemplo, LOL, OMG) e letras maiúsculas
Sei usar a navegação privadaSei verificar se a informação que encontrei online é verdadeiraSei distinguir conteúdos patrocinados ou não (num vídeo ou numa rede social)Sei reportar conteúdos negativos sobre mim ou sobre um grupo a que pertenço
Sei bloquear mensagens e anúncios indesejadosSei avaliar se um site é confiávelSei quando posso usar conteúdos que têm direitos de autorSei reconhecer quando alguém está a ser alvo de bullying online
Estudo ySKILLS Portugal

As seis questões sobre conhecimentos, da Tabela 2, incidiram sobre informação e navegação, criação e produção de conteúdos, e comunicação e socialização. Cada estudante deveria avaliar se cada uma das afirmações era verdadeira, falsa ou se não tinha a certeza se era verdadeira ou falsa.

Tabela 2: Seis itens sobre conhecimentos

INFORMACIONAL E DE NAVEGAÇÃOCRIATIVO E DE PRODUÇÃOSOCIAL E COMUNICACIONAL
O primeiro resultado de uma pesquisa é sempre a melhor fonte de informaçãoUsar hashtags (#) aumenta a visibilidade de um post.O primeiro post que vejo nas redes sociais é o último de um dos meus contactos.
Toda a gente recebe a mesma informação quando faz pesquisas onlineAs empresas pagam a pessoas para usarem os seus produtos nos vídeos e conteúdos que produzem.Fazer um like ou partilhar um post pode ter um efeito negativo noutras pessoas.
Estudo ySKILLS Portugal

E agora… o Quiz sobre as respostas de adolescentes portugueses

  • Entre os quatro grupos de competências, qual terá sido o que mais se destacou pela positiva?
  • E qual terá sido o que ficou em último lugar?
  • Terá havido alterações nas respostas dos mesmos adolescentes ao longo dos três anos?
  • A ordem dos grupos de competências dos adolescentes portugueses terá sido diferente da de adolescentes de outros países?

Respostas

As respostas estão nas páginas 35 a 39 deste relatório de Portugal. Acertou? Teve surpresas? O que poderá ser feito para melhorar a Literacia digital dos adolescentes?

Pode adaptar este questionário em vários contextos. No final do relatório encontra uma lista de recursos em português.

Sobre a Autora

Avatar photo

Cristina Ponte

Professora Catedrática - NOVA FCSH. ICNOVA

Tem investigado a relação de crianças e jovens com os media na perspetiva dos seus direitos e contextos familiares em projetos nacionais e europeus.