Cristina Ponte
25 de Outubro, 2024
“Fazer este estudo foi bastante bom. Eu própria refleti bastante sobre o assunto, porque… lá está, eu nunca tinha pensado nesta competência específica nem sabia que era uma competência digital. Fiquei a conhecer bastante sobre mim mesma.” (Estudante, 16 anos)
Saiba o que foi perguntado a mais de 2600 adolescentes europeus no estudo ySKILLS sobre literacia digital. Imagine as respostas que foram dadas e… veja se acertou.
Literacia digital: competências + conhecimentos
Neste estudo, o conceito de literacia digital incidiu sobre competências e conhecimentos em quatro domínios:
- Tecnológico e operacional
- Navegação e processamento de informação
- Comunicação e interação
- Criação e produção de conteúdo
Fonte: Smahel et al., 2023
Começando pelas competências digitais, estas podem ser de tipo funcional ou crítico.
- Os aspetos funcionais têm a ver com conhecer funcionalidades técnicas e ser capaz de as usar.
- Os aspetos críticos têm a ver com ser capaz de refletir sobre impactos de ações que se fazem ou se testemunham online.
Já os conhecimentos digitais apontam para ter alguma ideia sobre a lógica da internet (algoritmos, procedimentos, economia da produção digital, etc.)
Quem participou neste estudo e como?
Os mesmos adolescentes responderam às mesmas questões sobre competências e conhecimentos digitais, em 2021, 2022 e 2023. Isso permitiu ver a evolução da sua Literacia.
O questionário foi aplicado em escolas de seis países: Alemanha, Estónia, Finlândia, Itália, Polónia e Portugal.
O que foi perguntado sobre competências e conhecimentos digitais?
Nas questões sobre competências digitais (Tabela 1), era pedido a cada adolescente para assinalar se cada afirmação era ou não verdade para si: Não é verdade; é mais ou menos verdade; é bastante verdade; é mesmo verdade. No final, tinha classificado 24 itens de competências, seis de cada grupo.
Tabela 1: 24 itens sobre competências
OPERACIONAIS E TECNOLÓGICAS | INFORMACIO-NAIS E DE NAVEGAÇÃO | CRIATIVAS E DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS | SOCIAIS E COMUNICA-CIONAIS |
Sei adequar as definições de privacidade | Sei escolher as melhores palavras-chave para pesquisas online | Sei criar conteúdos combinando diferentes recursos digitais (fotos, músicas, vídeos, gifs) | De acordo com a situação, sei que meio devo usar para comunicar com alguém (telefonar, enviar mensagem Whatsapp, enviar um email, etc.) |
Sei desligar a geolocalização nos dispositivos móveis | Sei encontrar um site que visitei antes | Sei editar imagens, músicas e vídeos | Sei quando devo desligar o som ou a câmara quando converso com alguém online |
Sei proteger um dispositivo (por exemplo, com PIN, impressão digital, reconhecimento facial) | Sei encontrar informação num site, qualquer que seja o seu formato | Sei fazer com que muitas pessoas vejam o que publico online | Sei que imagens e informação sobre mim posso partilhar online |
Sei guardar fotos, documentos, contactos e outros ficheiros na nuvem | Sei usar funções avançadas de procura nos motores de busca | Sei editar de novo o que publiquei online depois de ver reações de outras pessoas | Sei quando é ou não apropriado usar emoticons (por exemplo, smileys e emojis), texto falado (por exemplo, LOL, OMG) e letras maiúsculas |
Sei usar a navegação privada | Sei verificar se a informação que encontrei online é verdadeira | Sei distinguir conteúdos patrocinados ou não (num vídeo ou numa rede social) | Sei reportar conteúdos negativos sobre mim ou sobre um grupo a que pertenço |
Sei bloquear mensagens e anúncios indesejados | Sei avaliar se um site é confiável | Sei quando posso usar conteúdos que têm direitos de autor | Sei reconhecer quando alguém está a ser alvo de bullying online |
As seis questões sobre conhecimentos, da Tabela 2, incidiram sobre informação e navegação, criação e produção de conteúdos, e comunicação e socialização. Cada estudante deveria avaliar se cada uma das afirmações era verdadeira, falsa ou se não tinha a certeza se era verdadeira ou falsa.
Tabela 2: Seis itens sobre conhecimentos
INFORMACIONAL E DE NAVEGAÇÃO | CRIATIVO E DE PRODUÇÃO | SOCIAL E COMUNICACIONAL |
O primeiro resultado de uma pesquisa é sempre a melhor fonte de informação | Usar hashtags (#) aumenta a visibilidade de um post. | O primeiro post que vejo nas redes sociais é o último de um dos meus contactos. |
Toda a gente recebe a mesma informação quando faz pesquisas online | As empresas pagam a pessoas para usarem os seus produtos nos vídeos e conteúdos que produzem. | Fazer um like ou partilhar um post pode ter um efeito negativo noutras pessoas. |
E agora… o Quiz sobre as respostas de adolescentes portugueses
- Entre os quatro grupos de competências, qual terá sido o que mais se destacou pela positiva?
- E qual terá sido o que ficou em último lugar?
- Terá havido alterações nas respostas dos mesmos adolescentes ao longo dos três anos?
- A ordem dos grupos de competências dos adolescentes portugueses terá sido diferente da de adolescentes de outros países?
Respostas
As respostas estão nas páginas 35 a 39 deste relatório de Portugal. Acertou? Teve surpresas? O que poderá ser feito para melhorar a Literacia digital dos adolescentes?
Pode adaptar este questionário em vários contextos. No final do relatório encontra uma lista de recursos em português.
Publicações Relacionadas
Sobre a Autora
Tem investigado a relação de crianças e jovens com os media na perspetiva dos seus direitos e contextos familiares em projetos nacionais e europeus.
Ver arquivo →