

83 Publicações encontradas.

Crianças, adolescentes e telas
Governo Federal do Brasil
O guia possui um conjunto de recomendações e orientações sobre o uso de tecnologias digitais por crianças e adolescentes. Cidadania Digital, Privacidade, Inteligência Artificial e Cyberbullying são exemplos de assuntos contemplados no documento.


Como assumires o controlo das apps?
WellApp
Este mini-guia para jovens adolescentes dá dicas de como usar as apps de forma mais equilibrada. Definir limites de tempo nas apps, fazer pausas regulares ou silenciar notificações são algumas das estratégias possíveis para tirar o máximo partido da internet.


Fake It To Make It
Centro de Internet Segura
Fake It To Make It é um jogo que simula a criação e distribuição de notícias falsas, permitindo que os jogadores experienciem o impacto da desinformação, como esta é criada e difundida. Disponível em português.


Data Defenders
Yo Media: Youngsters' Media Literacy in Times of Crisis
No Data Defenders, os jogadores enfrentam um ataque cibernético global. Para acabar com o caos e a desinformação, devem construir defesas, aprimorar competências e alertar para a literacia mediática. Disponível em português e noutras línguas.


Operação: Peritagem
Young and Resilient Research Centre, Austrália
O que é preciso para usar bem a internet? Que competências podem aprender com adultos? Que competências podem ensinar a um adulto? As três Missões desta Operação ajudam o participante a refletir sobre competências digitais.

Webinar “Telemóveis nas escolas: desafios, oportunidades, boas práticas”
CriA.On

18
Este Webinar, levado a cabo pela CriA.On e o CCTIC, incide sobre um dos desafios mais relevantes na educação atual: o acesso e uso de telemóveis em ambiente escolar. A formação fornecerá contributos para a reflexão e ação dos/das docentes.

BULLYING: debater sobre o modo como é retratado no cinema e em outros media
Grupo Informal sobre Literacia Mediática

22
Com o regresso à escola, regressam também alguns temas sensíveis, como é o caso do bullying. No próximo dia 22 de outubro (15h00-17h30), o auditório da Escola Secundária de Camões (Lisboa) vai transformar-se numa sala de cinema para sensibilizar sobre este tipo de violência de uma forma talvez um pouco menos habitual: a partir do visionamento do filme “Recreio” (“Un Monde” no original, 2021) propõe-se um exercício de reflexão e debate sobre o modo como o bullying é retratado pelo cinema, mas também em conteúdos de outros media (televisão, imprensa, rádio, redes sociais).