Jovens e o acesso à informação

Fernanda Bonacho e Luís Bonixe

Podcast CriA.On – 4º Episódio – Fernanda Bonacho: “São os pais quem mais influencia os jovens no acesso à informação”

A referência ao papel dos pais no seu acesso a notícias, foi comum entre estudantes do ensino secundário (15-24 anos) de seis cidades do país: Abrantes, Covilhã, Faro, Lisboa, Portalegre e Setúbal. No projeto em que participaram, “Academia de Leitura do Mundo – O Jornalismo e Eu”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2019-2022), também se destacaram os desafios colocados pela desinformação. Sem surpresa, notícias sobre futebol e sobre entretenimento foram as mais referidas, e aí estes jovens mostraram que são exigentes na qualidade da informação.

Entrevista e edição: Luís Bonixe

Sobre os Autores

Fernanda Bonacho

Professora Adjunta - Instituto Politécnico de Lisboa. ICNOVA.

As suas áreas de investigação são a literacia mediática, a comunicação e a linguagem, com trabalho e pesquisa realizados junto dos jovens.

Luís Bonixe

Professor Adjunto - Instituto Politécnico de Portalegre. ICNOVA.

Com trabalho na área do áudio, da rádio e do podcasting, tem pesquisado sobre a importância da rádio e do áudio para crianças e jovens.