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Nós na Rede – Ambientes digitais reportados por crianças e jovens
Com base nos resultados do questionário EU Kids Online em Portugal, analisam-se questões de género, contextos familiares e escolares, riscos e danos. Direitos de privacidade das crianças são também discutidos.


Geração cordão – A geração que não desliga
Ivone Patrão
Projeto de investigação-ação que procura promover uma relação saudável das crianças e jovens com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Dispõe de diversos recursos online para professores e pais.


PICCLE
Plano Nacional de Leitura
Plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, para o desenvolvimento de competências digitais de literacia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.


Como avaliar vídeos educativos?
Gisela Canelhas
Esta ferramenta permite avaliar a qualidade pedagógica de vídeos educativos e a sua adequação à idade. Escolha o vídeo, preencha o questionário e receberá e-mail com a pontuação do vídeo que escolheu.


MILObs – Observatório sobre Média, Informação e Literacia
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho
Com recursos pedagógicos, esta plataforma acompanha, monitoriza e divulga o que se faz no domínio da Educação para os Media, em Portugal e no estrangeiro, promovendo a literacia mediática em diferentes setores da sociedade.


Regresso às aulas – como começar o novo ano escolar de maneira positiva
Conselho da Europa
Para professores - Ajude os seus alunos a tornarem-se cidadãos digitais através das suas experiências online e offline na escola e na comunidade. Este folheto possui dicas sobre como Estar online, Bem-estar e Direitos online.


Operação: Confiança
Young and Resilient Research Centre, Austrália
Quem é responsável pela segurança digital? Quem ajuda a ter boas práticas na internet? Estas e outras perguntas podem ajudar a refletir sobre atribuição de responsabilidades de entidades e onde estão na "escada de confiança". Quem fica no topo? E quem fica de fora?


Quadro europeu de competências digitais para educadores
Comissão Europeia
Documento-guia, com 22 competências, organizadas em seis áreas. Inclui modelo de progressão para ajudar auto-avaliação de competências digitais.


Operação: Direitos da criança
Young and Resilient Research Centre, Austrália
Todos os desejos são direitos? Como é que as novas tecnologias estão a afectar os direitos da Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989? E quais são hoje os mais importantes? As três Missões desta Operação ajudam a refletir sobre direitos das crianças no ambiente digital.
